Regulamento 2023

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Esta página é uma reprodução do regulamento previsto para 2023 e portanto não substitui o documento original e suas atualizações em caso de alterações necessárias!

VERSÃO INICIAL (PODERÁ SER ALTERADA!)

Artigo 1º – Inscrição

I) Para efetuar a inscrição, os interessados deverão acessar a página jaguaraoemdanca.com.br para realizar o cadastramento da sua Entidade e preenchimento das Fichas de Inscrição, conforme as orientações contidas neste “site” oficial. Considerando-se que:

    a) Para cada Entidade (Escola/Grupo/Cia/Bailarino independente) deve ser preenchida uma FICHA DE APOIO constando obrigatoriamente:

– Dados da Entidade;

– Dados dos INTEGRANTES:

  • DIRETOR [discriminar se estará presente no evento];
  • COORDENADORES [camarim, som e luz são recomendados];
  • AUXILIARES (funções diversas) [acesso somente aos camarins, principalmente internos];
  • COREÓGRAFOS [estando presente sem acúmulo de funções, apenas um isento por coreografia];
  • BAILARINOS;
  • FIGURANTES [se for o caso];

– PERÍODO/HORA PREFERENCIAL PARA PASSAGEM DE PALCO (conforme item IV deste artigo);

– ORDEM PREFERENCIAL DAS COREOGRAFIAS (conforme item V do artigo 9º).

– CAMARIM INTERNO OU EXTERNO PREFERENCIAL (conforme itens II e III do artigo 7º).

    b) Para cada coreografia deve ser preenchida uma FICHA COREOGRÁFICA constando:

– NOME da coreografia;

– Nome dos COREÓGRAFOS (autor e repositor/ensaiador na proposta coreográfica);

– Tipo de MOSTRA (concurso) (conforme letra a e B do item I do artigo 9º).;

– MODALIDADE e SUB-MODALIDADE* [*opcional, mas recomendado para melhor avaliação];

– MÚSICA [finalizada e editada dentro dos limites de tempo de cada categoria/nível];

– TEMPO DA APRESENTAÇÃO (com ou sem música, dançada ou encenada);

– ELEMENTOS CÊNICOS (conforme item VI do artigo 9º);

– PROPOSTA COREOGRÁFICA [*opcional, mas recomendado para melhor avaliação];

– DATA de preferência da apresentação (conforme item IV deste artigo);

– DATA NASCIMENTO, DOCUMENTO IDENTIFICAÇÃO E NOME dos INTEGRANTES.

II) As taxas de inscrição dos bailarinos e figurantes serão por participante em cada coreografia e o pagamento destas obedecerá a seguinte tabela:

valores

Parágrafo Primeiro. Deverá ser pago o valor de R$ 10,00 (dez reais) por coreografia, relativo ao ECAD.

Parágrafo Segundo. Os Figurantes são integrantes complementares a encenação dos Grupos na modalidade de Balé Clássico de Repertório ou outra se autorizada previamente pelo CoJeD, exercendo função secundária e “decorativa”, não interferindo diretamente na composição coreográfica, pois não possui atribuições de bailarino e, portanto, NÃO DANÇAM. O limite máximo permitido é de 20% (vinte por cento) do número de bailarinos inscritos na coreografia e não alteram os percentuais de idade do Grupo inserido. Caso seja constatado irregularidades no uso desta função a coreografia será automaticamente desclassificada. O valor de inscrição será o mesmo cobrando para os bailarinos de grupos.

III) O pagamento das taxas de inscrições do APOIO de cada Entidade, obedecerá a tabela a seguir:

valores 2

    a) Os inscritos como apoio isento pagarão a referente taxa individual de cada coreografia que atuar como bailarino/figurante.

    b) Coordenadores: Poderão ser inscritos 03 (três) coordenadores (camarim, som e luz) com funções nominais e intransferíveis. Além de acesso a Camarins e Galerias, cada Entidade receberá apenas 02 (dois) Cartões de Acesso à Cabine de Sonorização e Iluminação na 3ª Galeria.

    c) Coreógrafos: A isenção é referente apenas para quem exerça única e exclusivamente esta função nas Entidade que integra. Os coreógrafos que exerçam outras funções serão credenciados naquelas que tem maior acessibilidade, bem como os que atuam como bailarinos/figurantes em alguma coreografia deverão pagar a respectiva taxa de inscrição coreográfica.

    d) Auxiliares: Poderão ser inscritos até 05 (cinco) auxiliares (maquiagem, cabelo, motorista, etc) com funções nominais e intransferíveis, que terão acesso apenas aos camarins e as galerias. Em casos especiais, será permitido a inscrição de mais 05 (cinco) auxiliares para acompanhar PcDs/PNE.

IV) As escolas deverão indicar suas preferências de dia e período/horário para a passagem de palco e apresentações, contudo será dado a seguinte prioridade pela organização em casos de número excedente de solicitações:

  1º – Regra Geral: Data do pagamento e de homologação da (s) inscrição (s) para o festival;

  2º – Regras Especiais: Data do pagamento e de envio da (s) inscrição (s) parciais para o festival;

      a) Sexta-feira e Sábado: de localidades com tempo superior a 04 (quatro) horas de viagem;

      b) Domingo: de localidades com tempo inferior a 04 (quatro) horas de viagem.

V) Haverá um limite máximo de aproximadamente: 6 (seis) horas de apresentações (aproximadamente 4h de músicas) e/ou 120 (cento e vinte) coreografias inscritas por dia. Solicita-se facultativamente, dentro das possiblidades das Entidades com mais de 20 (vinte) coreografias, que façam suas apresentações em mais de um dia do Festival e os que os SOLOS sigam uma proporção próxima de 01 (um) para cada 03 (três) coreografias de outras categorias;

VI) As coreografias que não forem enviadas COMPLETAS pelo sistema ou que não realizarem o pagamento dentro do prazo de 48 (quarenta e oito) horas, serão desconsideradas pela organização para quaisquer fins;

VII) Não haverá substituição de bailarinos (as) participantes, salvo previamente autorizado pelo Comitê Organizador do Jaguarão em Dança, bem como não serão devolvidas as taxas de inscrição de participantes que não se apresentem por quaisquer motivos;

VIII) Todas as Fichas Coreográficas, Ficha de Apoio e Planilhas de Ordens e Apurações deverão ter seus dados conferidos para que sejam sanados quaisquer erros possíveis do sistema ou na elaboração destas. A responsabilidade pela confirmação de que estão corretas as informações contidas nestes documentos são das Entidades que no caso de não se manifestarem nos prazos, fica considerado que consentem com os dados e, portanto, eximem a organização de qualquer erro que por ventura venho ocorrer posteriormente, inclusive sendo passível de desclassificação.

IX) Não serão aceitas trilhas que contenham 02 (duas) ou mais músicas em arquivos separados (cada uma em arquivo diferente, sem edição ou “colagem” musical) para a mesma coreografia, bem como aqueles que ultrapassarem os limites de tempo estabelecidos pelo regulamento iniciando e/ou finalizando a apresentação fora do tempo previsto na trilha sonora.

X) Durante o evento os participantes devem portar consigo a Carteira de Identidade original ou Certidão de Nascimento original, para fins de comprovação de idade a qualquer tempo, bem como os Diretores, Coordenadores, Auxiliares ou Responsáveis pelos bailarinos (as) menores de idade deverão portar autorização dos pais/mães ou responsáveis destes para participar do festival;

XI) Sobre o pagamento das inscrições:

PAGAMENTO NACIONAL (BRASIL)O pagamento poderá ser realizado com PIX, Depósito ou Transferência Bancária identificado na Conta Corrente: 13.340-X, Agência: 0147-3 do Banco do Brasil em nome de Tiago Coimbra Machado.

– PAGAMENTO INTERNACIONAL O pagamento poderá ser realizado com Depósito em TARJETA MI DINERO LUIZA ARAUJO 3083486344 (sem taxas); ou Transferência (giro) em Abitab (abitab.com.uy), redpagos (redpagos.com.uy) ou Western Union (westernunion.com.uy) com retirada em Rio Branco – UY acrescentando os custos de taxas em nome de Luiza Amaro da Silveira Araujo (C.I 3083486344).

XII) Os Ingressos serão vendidos única e exclusivamente pelo site do evento de forma antecipada até o dia anterior ao início do evento ou quando se esgotarem, NÃO SENDO PERMITIDO QUALQUER TIPO DE RESERVA para pagamento posterior. Os valores serão cobrados conforme descrito no artigo 15º deste regulamento;

XIII) Os alunos do Ayuni Studio de Dança que não estiverem compondo as equipes da organização em cada dia, poderão inscrever-se no festival conforme a categoria, modalidade e nível previstos neste regulamento, fazendo jus a respectiva premiação em MOSTRA AVALIATIVA apenas, ou seja, não concorrem com as demais Entidades e não participam das premiações especiais gerais.

Artigo 2º – Concursos

I) Os inscritos podem escolher entre duas formas distintas de Concurso no Festival que, para fins de organização e classificação, são denominados de:

     a) CONCURSO EM MOSTRA AVALIATIVA:

Coreografias inscritas nessa forma de concurso não concorrem contra outros participantes e sua premiação é baseada apenas pela nota obtida, independentemente de haver ou não outras coreografias com o mesmo padrão coreográfico específico, sendo:

  • Obrigatório para:

– Níveis de idade Pré-Mirim (menores de 6 anos) [vedada inscrição na competição];

  • Facultado para:

 – Iniciantes, Escolares, Projetos Sociais, entre outros congêneres voltados à Avaliação do desenvolvimento dos trabalhos das Entidades (Escolas/Grupos/Cia/Independentes) que têm como objetivos principais o incentivo de seus integrantes sem concorrência com os demais participantes;

  • Recomendado para:

– Agrupamentos Especiais: Composições de coreografias em diversos estilos que possuam na maioria de seus integrantes PcD (pessoas com deficiência): motora, física, intelectual, visual ou auditiva; e/ou PNE (portadores de necessidade específicas): indivíduos que não se encontram na plenitude de independência das suas capacidades ou que necessitem de alguma adaptação para tal, a exemplo de grávidas, engessados, idosos com mobilidade reduzida, entre outros;

– Modalidade Clipe Dance.

    b) CONCURSO EM MOSTRA COMPETITIVA:

Coreografias inscritas nesse sistema além da avaliação de sua apresentação, concorrem as PREMIAÇÕES e DESTAQUES ESPECIAIS em disputas com os demais inscritos dentro dos padrões coreográficos específicos e gerais previstos no item IV deste artigo. É voltada para quem tem o objetivo de conquistar premiações maiores e mais desafiadoras através da disputa com outros participantes e de uma avaliação mais “comparativa”, conforme as divisões.

II) No Concurso da Mostra Avaliativa há apenas um segmento de premiação baseado no Padrão Coreográfico Especifico Básico (modalidade/categoria/nível) para a distinção de cada coreografia.

III) No Concurso da Mostra Competitiva são: 03 (três) segmentos de base para premiação a cada dia tendo o Padrão Coreográfico Específico Básico (modalidade/categoria/nível), Padrão Coreográfico Geral Intermediário (Modalidade/Divisão), Padrão Coreográfico Geral Avançado (Divisão); 04 (quatro) segmentos especiais por cada dia tendo Figurino (Divisões), Revelação (Divisão Júnior), Bailarino e Bailarina (Divisão Sênior); e 01 (um) segmento combinado dos 3 dias sendo o Padrão Coreográfico Geral Máximo do Festival (Divisão).

IV) O Padrão Coreográfico mencionado nos itens anteriores e para determinações deste regulamento, são os conjuntos de até 03 (três) componentes descritos a seguir, que classificam uma coreografia inscrita para fins de apresentação, avaliação e principalmente, premiação especifica e/ou geral dentro de cada tipo de concurso:

a) MODALIDADES:

Serão considerados para fins dos concursos as seguintes modalidades:

  • Balé: Coreografias criadas utilizando exclusivamente os passos do balé em qualquer estilo, incluindo obra ou fragmento de obra do repertório tradicional dos séculos XV ao XIX. No nível Infantil poderá ser apresentado na meia ponta e, obrigatoriamente a partir do nível Juvenil, deve ser apresentado na ponta.
  • Jazz: Coreografias estruturadas sobre qualquer tendência do Jazz e suas influências.
  • Contemporâneo: Obras estruturadas sob princípios das escolas modernas e pós-modernas, incluindo dança-teatro.
  • Danças Urbanas e Pop: Coreografias estruturadas sob qualquer estilo das danças urbanas, danças de rua, danças pop modernas e suas variantes.
  • Danças de Salão: Danças populares representativas de regiões e trabalhos originais em diversos ritmos (tango, salsa, samba, forró, etc), incluindo as danças de salão sociais folclóricas de casal (gaúcha, etc)
  • Folclore: Coreografias tradicionais e/ou de projeção de representações folclóricas de todas as etnias, nacionalidades e regiões do Brasil (árabes, flamencas, francesas, asiáticas, nórdicas, balcânicas, pan-americanas, ciganos, gaúchos, country/sertanejo, nordestinas, etc.). Analisadas cênica e coreograficamente (show), não se levando em consideração os regramentos específicos da cultura em suas obrigatoriedades ou proibições. Com exceção dos Sapateados e Danças de Salão, que estão em categorias próprias.
  • Sapateado: Coreografias de todos os estilos de sapateado, incluso de danças folclóricas (irlandês, flamenco, chula, malambo, etc.). Analisadas cênica e coreograficamente (show), não se levando em consideração os regramentos específicos, em suas obrigatoriedades ou proibições.
  • Livre: Coreografias híbridas, ou seja, aquelas com influência e mistura de diversas modalidades de danças, estilos e técnicas, sem ter uma definição específica e que não se encaixem nas demais modalidades deste regulamento (Tribal, Híbridas diversas, etc). Analisadas cênica e coreograficamente (show). Cuidado para não inscrever coreografias de outras modalidades inadequadamente.
  • Artes Performáticas: Apresentações coreografadas de modalidades como: pole dance, ginásticas, patinação, artes marciais, técnicas circenses entre outras semelhantes. Analisadas cênica e coreograficamente (show), não se levando em consideração os regramentos específicos da (s) modalidade (s) apresentada (s), em suas obrigatoriedades ou proibições.
  • Clipe Dance: Apresentações baseadas em coreografias de shows, clipes, cover disponíveis nas diversas mídias. Analisadas em sua execução mais próxima a original com indicação obrigatória na ficha coreográfica dos nomes do clipe/coreografia, dos artistas/coreógrafos tudo área da proposta coreográfica com link para visualização, bem como justificativa das alterações/adaptações, se for o caso.

Parágrafo Primeiro. Aqueles que apresentarem coreografia com proposta diferente da modalidade inscrita na Mostra Competitiva (ex.: apresentar chula, inscrito em folclore gaúcho quando deveria estar em sapateado), serão transferidos para a Mostra Avaliativa.

Parágrafo Segundo. A sub-modalidade e/ou estilo não caracteriza um novo padrão coreográfico, porém deverão ser descritos na ficha de inscrição junto a proposta coreográfica que será apresentado, a fim de facilitar a análise da comissão avaliadora e o ajustamento dos comentários do avaliador técnico. Alguns exemplos:

  • Sub-Modalidades no Balé: Clássico, Romântico, Contemporâneo, Repertório…
  • Sub-Modalidades no Jazz: Clássico, Lírico, Teatro, Latino, Afro…
  • Sub-Modalidades no Contemporâneo: especificar métodos e técnicas utilizadas.
  • Sub-Modalidades nas Danças Urbanas e Pop: Funk, Reggaeton, Stilleto, K-Pop (exceto cover), Locking, Wacking/Punking, Vogue, Up Rocking, Popping, Waving, Scare Crow, Animation, King Tut, Boogalooing, B. Boying, Hip Hop Freestyle, House Dance…
  • Sub-Modalidades nas Danças de Salão: Forró pé de serra, Salsa, Zouk, Bachata, Bolero, Tango, Samba, Gaúcha Chamamé…
  • Modalidades no Folclore: Tradicional ou Projeção – Árabe (Clássico, Moderno, Fusão. Estilo: Argentino, Egípcio, Libanês, Russo, Americano, Turco…), Flamenco, Hindu, Chinês, Japonês, Havaiano, Indonésio, Alemão, Português, Espanhol, Gaúcho, Country/Sertanejo, Frevo, Maracatu, Afro, Polonês…
  • Sub-Modalidades no Sapateado: Americano, Irlandês, Espanhol/Flamenco, Malambo, Chula.
  • Sub-Modalidades no Livre: modalidades de danças híbridas (Tribal e seus estilos, Fit Dance, outras danças mescladas sem uma base única)
  • Sub-Modalidades nas Artes Performáticas: Pole Dance (acrobático, burlesco,…), Ginásticas (rítmica, artística, aeróbica, acrobática,…), Patinação (freestyle, artística, ), Artes Marciais, Artes Circenses (torres; barras, pole dance; aros, liras, tecidos, cordas aéreas, acrosport…)
  • Sub-Modalidades no Clip Dance: Original (idêntico a obra) ou Reposição (com alterações/adaptações que não descaracterizam por completo a obra, devidamente justificadas na proposta).
b) NÍVEIS e DIVISÕES:

A idade deverá ser calculada com base no último dia do Festival, a fim de evitar que um integrante esteja em mais de um nível e/ou divisão na mesma edição. Serão considerados as seguintes Divisões e níveis:

  • Pré-mirim: menores de 6 anos;

Divisão Júnior

  • Mirim: de 06 (seis) anos até 8 (oito) anos;
  • Infantil: de 09 (nove) anos até 11 (onze) anos;
  • Infanto-Juvenil: de 12 (doze) anos até 14 (quatorze) anos;

Divisão Sênior

  • Juvenil: de 15 (quinze) anos até 17 (dezessete) anos;
  • Adulto: de 18 (dezoito) anos até 49 (quarenta e nove) anos;
  • Master: a partir de 50 (cinquenta) anos.

Parágrafo Primeiro. Para determinação dos Níveis de cada coreografia inscrita nos Concursos das Mostras Avaliativa e Competitiva deverá ser considerado a MÉDIA DE IDADES com limite máximo de 35% (trinta e cinco por cento) do total de bailarinos de idade superior subsequente e, no caso do nível máster aqueles de idade inferior subsequente.

Parágrafo Segundo. Coreografias com integrante (s) acima do limite determinado no parágrafo anterior, ou integrante (s) de outro nível não subsequente, será inscrito no respectivo nível daquele componente de maior idade.

Parágrafo Terceiro. Para fins competitivos gerais serão consideradas apenas as 02 (duas) divisões: Júnior –  compreendendo os níveis Mirim, Infantil e Infanto-Juvenil; e Sênior – compreendendo os níveis Juvenil, Adulto e Máster.

Parágrafo Quarto. É de inteira responsabilidade das instituições de ensino/dança definir a idade para o uso de pontas no balé, respeitando as características e desenvolvimento físico e técnico de cada bailarina (o), evitando o início precoce e prejudicial a integridade física destes. Recomendamos o nível Infanto-Juvenil, desde que haja compatibilidade das técnicas com o desenvolvimento.

c) CATEGORIAS:

Cada categoria distingue-se conforme o número de componentes na coreografia:

  • Solo: apenas 01 (um) integrante;
  • Duo/Trio: de 02 (dois) a 03 (três) integrantes;
  • Conjunto: de 04 (quatro) a 07 (sete) integrantes;
  • Grupo: a partir de 08 (oito) integrantes.

Artigo 3º – Tempos

I) O tempo máximo está descrito na tabela abaixo sendo determinado pela categoria e nível de cada coreografia:

tempo

II) No sistema poderá ser excedido no máximo 15 (quinze) segundos do tempo limite. Não haverá “tolerância sobre a tolerância” de tempo permitido.

III) Nas coreografias de Ballet na sub-modalidade Clássico de Repertório será aceito o tempo real da obra apresentada desde que não exceda o tempo limite de 10 (dez) minutos, apenas para os níveis Juvenil, Adulto e Máster.

VI) Para a Passagem de Palco e Montagem/Desmontagem de Elementos Cenográficos nas Apresentações serão estipulados tempos extras conforme previsto nos artigos e deste regulamento.

Artigo 4º – Transporte, Alimentação e Hospedagem

I) O transporte diário, durante o festival, é de responsabilidade única e exclusiva dos próprios participantes;

II) O festival buscará oferecer alojamentos a custos acessíveis, que serão divulgados no site do festival. Caso disponível este serviço, o envio da solicitação e o respectivo pagamento deverá ser realizado à organização com no mínimo 10 (dez) dias de antecedência da data inicial do evento;

III) A organização do festival não se responsabilizará por objetos pessoais e de valores extraviados ou esquecidos nos locais de hospedagem parceiros do evento. Quaisquer danos aos locais/equipamentos para hospedagem deverão ser ressarcidos de forma integral, ficando impossibilitados de novas inscrições em casos de inadimplência;

IV) A organização do Jaguarão em Dança não irá oferecer qualquer tipo de alimentação aos participantes incluída na inscrição, entretanto orientará locais mais acessíveis com previsão de instalar uma praça de alimentação em frente ao Teatro se autorizados pela Prefeitura Municipal.

Artigo 5º – Recepção e Programação

I) O diretor de cada Entidade deverá dirigir-se a Secretaria Geral do Festival nos horários estipulados pelo cronograma abaixo, onde serão recepcionados pelo Comitê Organizador do Jaguarão em Dança para a conferência e retirada das credenciais, bem como assinatura dos respectivos termos e recibos;

II) As Credenciais são de uso obrigatório e intransferível, sem a mesma não será permitida a entrada nos camarins externos e internos, palco e galerias, bem como os demais documentos citados neste regulamento. Cada integrante será credenciado individualmente, independentemente de compor mais de uma Entidade (Escola/Grupo/Cia) ou de acumular mais de uma função na mesma Entidade.

III) A previsão inicial da programação seguirá o seguinte cronograma abaixo, sujeito a alterações posteriores, conforme necessidades do CoJeD:

cronograma

Artigo 6º – Regras do Theatro Esperança

I) São determinações da Administração Interna do Teatro e regulamentações dadas pelas Legislações vigentes:

  • Respeitar o limite de capacidade máxima de pessoas estipulado no PPCI;
  • Proibido desligar as luzes de emergência das tomadas exclusivas para este fim;
  • Manter as Portas e Escadarias desobstruídas;
  • Proibido fumar nas dependências do Teatro;
  • Proibido consumo de ALIMENTOS E BEBIDAS dentro do Teatro, inclusive CHIMARRÃO/MATE;
  • Proibido “demarcar” assentos e cadeiras para espectadores não presentes no local;
  • Proibido Crianças no 3º (terceiro) andar, exceto casos excepcionais autorizados pelo CoJeD.
  • Proibido Trânsito por Menores de idade nas escadarias que ligam o Palco às Galerias.

Artigo 7º – Camarins

I) É proibido o uso das galerias para trocas de figurino e maquiagem afim de evitar incidentes, acidentes ou danos aos equipamentos e instalações, bem como utilizar os banheiros do Teatro para esse mesmo fim, mantendo-os livre para uso do público geral. Pena de desclassificação da (s) coreografia (s) cujos integrantes descumpram o regulamento, caso verificado a irregularidade pelo CoJeD, por reclamação/denúncia ou flagrante;

II) Os CAMARINS podem ser ocupados segundo determinações da Comissão Organizadora e são de acesso exclusivo aos bailarinos, coreógrafos, diretores e auxiliares devidamente credenciados, sendo solicitado a permanência nestes (principalmente nos internos) enquanto aguardam o momento da apresentação, evitando tumultuar a área junto ao palco e corredor de acesso lateral que são limitados e, portanto, não é permitido pessoas sem autorização nestes locais;

III) Pela capacidade reduzida dos poucos camarins disponíveis no Teatro Esperança, serão acrescidos camarins externos para atender a demanda do Festival.  Os Camarins Internos, conforme a disponibilidade, são prioritários para uso das ENTIDADES com maior número de coreografias e de integrantes dos níveis Infantil, Infanto-Juvenil e Master.

IV) É vedado aos pais e mães permanecerem principalmente na área dos camarins internos sem o devido credenciamento para tal função. Fica facultado as Entidades indicar a preferência de camarins internos ou externos, apresentando suas justificativas para que a organização possa fazer o melhor planejamento da ocupação destes espaços.

V) A organização do evento não se responsabiliza por objetos esquecidos nos camarins tanto internos como externos, solicitando que cada escola tenha um coordenador responsável, para evitar maiores transtornos e zelar pela limpeza a segurança do local, principalmente nos camarins externos.

Artigo 8º – Passagem de Palco

I) A previsão inicial da Ordem de Passagem de Palco será divulgada até 05 (cinco) dias úteis após o encerramento das inscrições, e os participantes poderão solicitar alterações até 24 (vinte) horas após a divulgação, que poderão ou não ser deferidas pelo Comitê Organizador de acordo com as possibilidades e critérios deste regulamento.

II) A Ordem Oficial da Passagem de Palco será divulgada com antecedência mínima de 03 (três) dias da data de início do Festival;

III) A Passagem de Palco tem por finalidade o reconhecimento das instalações do teatro, do palco, da iluminação e verificação das músicas, onde cada Entidade participante terá o tempo da soma das suas coreografias acrescidas de 1 (um) minuto cada, sendo o tempo de uso livre, contudo deverá ser observado o constante do item V deste artigo e deverá chegar impreterivelmente no mínimo 20 (vinte) minutos antes do seu horário previsto para a passagem de palco, transcorrendo seu tempo caso seja chamado para iniciar a passagem dentro deste período;

IV) Durante a passagem de palco deverá ser seguido preferencialmente a ordem de apresentações das coreografias e conferido TODAS as trilhas no computador da equipe de sonorização, sendo terminantemente proibido alteração da música, exceto em caso de constatação de problemas no arquivo do áudio e com expressa autorização do CoJeD. Solicita-se o coordenador da Entidade junto à cabine de som durante as apresentações portando as trilhas em EXCLUSIVAMENTE em PEN DRIVE contendo SOMENTE as MÚSICAS APRESENTADAS NO FESTIVAL e nomeadas com: NÚMERO – NOME DA COREOGRAFIA no formato de arquivo [.MP3] (Exemplo: 34 – Meu Amor);

V) Músicas de coreografias que não sejam verificadas durante a passagem de palco, não poderão ser ouvidas no sistema de sonorização fora deste horário e caso apresentem problemas durante a apresentação oficial serão automaticamente interrompidas e desclassificadas. Ocorrendo a falha antes de iniciar a apresentação será solicitado a mídia original APENAS EM PEN DRIVE (conforme item anterior deste artigo) e na persistência dos problemas estarão automaticamente desclassificadas;

VI) Àqueles que optarem por não realizar a passagem de palco, deverão comparecer junto a equipe de sonorização, imediatamente após o período de passagem de palco, para realizarem apenas verificação dos áudios no computador, observando o constante nos itens anteriores.

VII) Ensaios em local alheio a gerência da organização do evento são de total responsabilidade dos participantes envolvidos, sendo que não estão autorizados ensaios no teatro fora do horário estipulado para cada Entidade e/ou em área distintas do palco principal;

VIII) A Passagem de Palco é aberta ao público geral, com entrada gratuita e limitada apenas ao setor da plateia numerada, a fim de fomentar a dança e dar acessibilidade a toda comunidade de Jaguarão. Ao término da Passagem de Palco poderão permanecer no Teatro apenas os bailarinos e apoio nos respectivos camarins.

IX) O público deverá manter silêncio e postura condizente para não atrapalhar as passagens de palco. O descumprimento deste artigo será advertido e na reincidência, retirados do local. Casos mais graves poderão incidir em desclassificação se forem acompanhantes e/ou inscritos no Festival.

Artigo 9º – Apresentações

I) A Previsão Inicial da Ordem das Apresentações será divulgada até 05 (cinco) dias úteis após o encerramento das inscrições e os participantes deverão fazer a conferência de todos os dados das coreografias inscritas e poderão solicitar alterações até 24 (vinte e quatro) horas após a data dessa divulgação, que poderão ou não ser deferidas pelo Comitê Organizador de acordo com as possibilidades e critérios deste regulamento.

II) A divulgação com a Ordem Oficial das Apresentações será com antecedência mínima de 02 (dois) dias da data de início do Festival;

III) Um responsável por coreografia deverá confirmar a presença de todos integrantes junto a coordenação de palco impreterivelmente 03 (três) coreografias antes da sua respectiva ordem de apresentação, sendo automaticamente desclassificadas as coreografias não apresentadas conforme determinado pela Ordem Oficial, sem ressarcimento dos valores referentes a inscrição ou quaisquer outros custos inerentes a sua participação no evento;

IV) Durante as apresentações é recomendado a presença de um diretor/coordenador junto a cabine de som e luz. Na sua ausência será realizado o procedimento padrão descrito no artigo 10º deste regulamento;

V) As apresentações ocorrem num palco de aproximadamente 10x10m com linóleo preto na vertical, sendo 08 (oito) peças de 1,4 metros de largura, preferencialmente iniciando pela Mostra Avaliativa com os níveis Infantil, Infanto-juvenil, Master, Juvenil e Adulto, posteriormente pela Mostra Competitiva pela mesma sequência anterior com intervalos de aproximadamente 05 a 10 (cinco a dez) minutos a cada 1h30min de apresentações, solicitação da banca de avaliadores e/ou necessidade da Comissão Organizadora.

VI) Serão permitidos elementos cênicos simples e práticos, bem como instrumentos musicais (sem ligação na sonorização) de fácil remoção, sob inteira responsabilidade dos próprios participantes que terão o tempo máximo de 30 (trinta) segundos antes e depois de sua apresentação para montagem e desobstrução do palco. A organização não permitirá a montagem/desmontagem de nenhuma cenografia ou equipamentos como: torres; barras, pole dance; aros, liras, tecidos, cordas aéreas e outros congêneres que tenham risco a segurança individual ou de terceiros sem o uso de EPIs e/ou sem técnico habilitado responsável, bem como possa danificar o linóleo, palco ou estruturas do teatro.

VII) É expressamente proibido apresentação com animais vivos, plantas ou objetos que possam sujar ou danificar o palco e/ou prejudicar as próximas apresentações tais como: pirotecnia, água, terra/areia, papel picado ou semelhantes; além de performances com genitálias descobertas, cunho preconceituoso ou intolerante contra religião, raça, sexualidade, pessoas públicas ou afins que poderão ser encerradas a qualquer momento que verificado a irregularidade a este regulamento e serão automaticamente desclassificadas;

VIII) Qualquer dano causado no linóleo, cortinado ou patrimônio do espaço físico do Festival, por algum integrante ou elemento cênico da Entidade, será de total responsabilidade do diretor, coordenador e demais integrantes, cabendo o devido e imediato ressarcimento financeiro destes, sendo passível de desclassificação, conforme a gravidade do ocorrido.

IX) É proibido transitar com figurinos que prejudiquem a visão dos espectadores ocupantes das cadeiras da plateia numerada e galerias a fim de evitar transtornos, bem como o uso de câmera fotográfica ou filmadora com luzes e flashes ligados que atrapalhem a iluminação, concentração dos bailarinos no palco ou a visibilidade dos demais espectadores. Pena de desclassificação da (s) coreografia (s) ou da Entidade cujos integrantes ou acompanhantes descumpriam o regulamento e seja constatada e apurada a irregularidade pelo CoJeD, por reclamação/denúncia ou flagrante;

X) Ao enviar a ficha de inscrição de coreografia, o responsável pelas inscrições DECLARA ter autorização do autor ou detentor dos direitos autorais da obra para apresentação completa ou parcial do referido trabalho nos Concursos do Festival Jaguarão em Dança, assumindo total responsabilidade pela sua utilização em qualquer formato de apresentação, bem como reconhece que o Comitê Organizador do Festival não responderá em juízo por eventuais processos de plágio ou uso indevido de coreografias por terceiros.

XI) O CoJeD não se responsabiliza por qualquer tipo de plágio que eventualmente possa ser reclamado. A coreografia, incluindo a música e todos os outros itens utilizados são da responsabilidade do (a) bailarino (a) independente e/ou da entidade que efetivou a inscrição, cabendo a estes o preenchimento correto das informações sobre os autores das músicas, clipes e coreografias. O inscrito assume exclusiva e irrestrita responsabilidade por quaisquer reivindicações relacionadas ao trabalho selecionado baseadas em eventuais violações de direitos de imagem, direitos de propriedade intelectual, plágio ou qualquer violação de direitos de terceiros, respondendo integralmente por qualquer dano e/ou prejuízo que venha a causar, inclusive pela omissão de informações.

XII) Em caso de denúncia de cópia (plágio) de coreografia, só haverá desclassificação com exclusão da coreografia inscrita no Festival caso o denunciante seja detentor dos direitos autorais da obra original. O CoJeD é soberano para decidir sobre a desclassificação ou alteração da Mostra Competitiva para Mostra Avaliativa nos casos devidamente identificados.

“O plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, coreografia, obra audiovisual, etc.) contendo partes de uma obra que pertença à outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No ato de plágio, o plagiador apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma.”

Artigo 10º – Sonorização e Iluminação

I) As bases de iluminação e afinação do palco são as mesmas para todos os participantes;

II) Não será fornecido qualquer tipo de suporte extra para iluminação ou sonorização de elementos cênicos ou instrumentos musicais. Em caso do uso destes recursos, deverá ser informado na inscrição a necessidade de tomadas ou entradas de áudio para tais equipamentos, que poderão ser disponibilizados desde que não haja interrupções no andamento dos trabalhos das equipes da sonorização ou da organização, que não tem responsabilidade pela incompatibilidade dos materiais, equipamentos e estruturas oferecidos, bem como não haverá acréscimo de tempo ou Passagem de Palco extra para ajustes de som e luz nessas situações;

III) A sonorização será a mesma para todas as apresentações. A organização não se responsabiliza por problemas de gravação e edição que afetem a qualidade da música e consequentemente da apresentação;

IV) Caso não compareça um representante da escola, cia ou bailarinos, a iluminação será a pré-estabelecida pelo CoJeD: luz branca uniforme em todo palco, sendo vedado a manipulação por conta própria pelo técnico de iluminação; a sonorização iniciará a música 10 (dez) segundos após o respectivo anúncio da coreografia;

V) O técnico de iluminação será orientado a seguir as solicitações dos diretores/coordenadores, sendo permitido que faça sugestões para melhor aproveitamento dos recursos disponíveis, entretanto a execução destas ações sugeridas deve ser expressamente autorizada pelos responsáveis, sem que a reponsabilidade por qualquer observação negativa dos avaliadores sobre este item seja transferida para o técnico de iluminação.

VI) Cada Entidade receberá 02 (dois) CARTÕES para acesso de INTEGRANTES CREDENCIADOS a cabine de som e luz no 3º andar, estes cartões não poderão ser usados para outras finalidades e NÃO POSSUEM VALIDADE sem a devida pulseira de CREDENCIAMENTO.

Artigo 11º – Banca de Avaliação

I) As coreografias apresentadas serão analisadas por uma banca de avaliadores de expressão no meio artístico da dança, sendo que na Mostra Competitiva obrigatoriamente a banca deve manter a mesma composição de avaliadores para todas coreografias apresentadas, evitando-se mudança de critérios pessoais que interfiram nas notas e consequentemente no equilíbrio da competição e dos resultados gerais;

II) A Banca de Avaliação será divulgada no site oficial e nas mídias sociais oficiais do evento, antecipadamente., sendo composta por diversos profissionais com experiência comprovada nas suas respectivas modalidades, formando um corpo de avaliação eclético e flexível, sem que qualquer um desses possua algum tipo de comprometimento profissional direto e/ou indireto com participantes;

III) Caberá a organização, conforme suas possibilidades, integrar a banca ao menos um profissional qualificado para cada modalidade prevista desde que exista um número considerável de participantes inscritos nesta e, não havendo especialista, designar aquele com maior afinidade a modalidade para a função;

IV) A Banca de Avaliação é um Colegiado subordinado ao Comitê Organizador, porém suas decisões são soberanas e independentes, desde que estejam em conformidade com as estritas determinações deste regulamento e/ou por solicitação do CoJeD que estejam alinhadas aos objetivos, princípios e valores do Festival. Extraordinariamente, apenas para casos extremos e devidamente amparado e justificado, o Comitê poderá desconsiderar/anular/retificar alguma decisão deste “órgão”, quando estas contrariarem os dispositivos supracitados e/ou que maculem a honra e a reputação como Organização e Evento de elevado grau de transparência, isonomia, respeito e dignidade;

V) Conforme o Cronograma previsto em contrato e o Cronograma Oficial de atividades do Festival, serão realizadas reuniões com a finalidade de apresentar as características do festival, da metodologia de avaliação, dos sistemas de avaliação e das premiações, bem como das atividades e funções desempenhadas pela banca, sendo de comparecimento obrigatório;

VI) Os Integrantes da Banca Avaliadora devem permanecer em constante atenção, sendo terminantemente PROIBIDO o uso de celulares no decorrer da apresentação de uma coreografia, e no caso de extrema necessidade (banheiro ou ligação urgentíssima), DEVERÁ SOLICITAR a coordenadora da banca de avaliadores para que a organização interrompa momentaneamente a Ordem das Apresentações, para que todas coreografias sejam avaliadas com a mesma qualidade;

VII) É facultado aos Avaliadores a realização de uma apresentação show antes da cerimônia de premiação, com a finalidade de demonstrar seu trabalho para os participantes e público em geral, o no tempo limite máximo de 5 (cinco) minutos, preferencialmente na noite de sexta ou sábado.

VIII) O Festival adotará como mais uma política de transparência e isonomia, o rodízio da banca avaliadora de cada edição, ficando impossibilitado de repetir os mesmos avaliadores na edição subsequente, bem como repetir no todo ou em sua maioria os integrantes de edições anteriores. Neste caso se ressalvam situações por motivo de “força maior”, devidamente justificadas pelo CoJeD como: doenças, desistências, faltas, quebra de contrato, que não exista tempo hábil para reposição de componente (s) desta comissão de avaliação.

Artigo 12º – Avaliação

I) Independentemente do Concurso selecionado, a avaliação ocorre dentro do padrão coreográfico da modalidade/nível/categoria que cada coreografia é inscrita;

II) A Nota Final será a Média Geral de cada coreografia com até 02 (duas) casas decimais, considerando-se todas as notas dos avaliadores e obrigatoriamente divulgadas na integra no site oficial do festival posteriormente;

III) As Fichas das Avaliações contendo as notas, médias gerais e observações de cada Avaliador estarão disponíveis aos Diretores no encerramento das premiações;

IV) Preferencialmente os comentários dos avaliadores deverão ser gravados individualmente durante as apresentações das coreografias, devendo ser disponibilizados em pasta compartilhada até 24h depois da apresentação. Qualquer problema que impossibilite a gravação dos comentários de alguma coreografia não invalidará de forma algumas as notas e premiações obtidas ou não.

V) Os comentários, opiniões, sugestões e observações proferidos por cada avaliador são de total responsabilidade desses, que recebem orientação da organização para que sejam claros, concisos, pontuais e coerentes com as notas, buscando auxiliar no desenvolvimento dos trabalhos criados pelos coreógrafos e executados pelos bailarinos e figurantes.

VI) NA MOSTRA AVALIATIVA: Os avaliadores deverão analisar as coreografias sem comparar com as demais coreografias do Festival, buscando auxiliar no desenvolvimento do trabalho de coreógrafos e incentivando os bailarinos a melhorarem suas técnicas e estudos. NA MOSTRA COMPETITIVA: Os avaliadores deverão analisar as coreografias, buscando determinar os melhores trabalhos coreográficos e técnicos apresentados no festival, conforme as distinções que se apresentam durante a edição vigente de forma comparativa e personalizada, sem considerar edições anteriores ou outros eventos. Apontando os itens a serem observados para melhoria da composição ou execução coreográfica.

VII) Em ambas Mostras deverão determinar uma pontuação de 6,0 (seis) a 10 (dez), com apenas 01 (uma) casa decimal, justificando nos comentários os critérios utilizados para construção daquela respectiva nota parcial, baseados no seguinte método de avaliação:

    a) O Avaliador Especialista atuará como AVALIADOR TÉCNICO na sua respectiva qualificação e somente este poderá fazer observações sobre as características técnicas da modalidade (figurino, utilização de movimentos e técnicas, exploração do palco e figuras coreográficas, adequação da proposta, etc.) tendo como foco o trabalho do “COREÓGRAFO;

    b) Os demais avaliadores, serão AVALIADORES ARTÍSTICOS, e farão a análise das coreografias de forma cênica em sua execução, levando em consideração o impacto e a criatividades das propostas apresentadas de modo generalizado, apontando ocorrências comuns a qualquer modalidade (ritmo, sincronia, homogeneidade, etc…), tendo como foco maior a execução da coreografia pelos “BAILARINOS”;

    c) Toda coreografia apresentada inicia com a nota máxima 10 (dez), e no decorrer da apresentação os avaliadores decidirão a nota conforme as ocorrências percebidas de acordo com sua função na banca, apontando as observações graves, médias e leves, e imputando-lhes os descontos conforme seu parecer.

    d) As observações graves, médias e leves não possuem valoração e, portanto, não serão utilizados para formar a nota final. A Observações são apenas apontamentos dos Avaliadores relativos ao grau que consideraram afetar o respectivo item, e nos casos de empates serão consideradas como critério para definição de alguma premiação.

    e) As coreografias poderão ter descontos máximos dos avaliadores até alcançar a nota mínima de 6 (seis). Portanto nenhuma coreografia poderá ser avaliada com nota inferior a mínima.

    f) A Ficha de Avaliação Técnica, cujo avaliador é responsável por analisar as características de movimentos e a concepção coreográfica próprias da modalidade, sendo o único que poderá fazer observações sobre a criação e composição coreográfica, pois verifica o trabalho do “coreógrafo” no uso de técnicas e concepção da modalidade, possui os seguintes componentes coreográficos para ocorrências verificadas:

  • Técnicas e Movimentos: A qualidade, variabilidade e criatividade das técnicas e movimentos corporais utilizadas, de forma apropriada a modalidade e tema proposto;
  • Criação Coreográfica: Criatividade nos deslocamentos e desenhos coreográficos, utilização do espaço, dinâmica e conexões de sequencias, de forma apropriada a modalidade e tema proposto;
  • Figurino: Criatividade, impacto visual, utilização e adequação dos figurinos a modalidade e tema proposto;
  • Adereços e Cenografia: Criatividade, impacto visual, técnica de utilização e adequação (propósito) dos elementos e cenários de acordo a modalidade e tema da proposta apresentada.
  • Ritmo: A relação da música com o movimento, na utilização dos elementos rítmicos (tempo, contratempo, pausa e pulso) a partir da aplicação de ritmos regulares e irregulares, que variarão nas dinâmicas (curto, forte, rápido, fraco) conforme a modalidade e tema proposto;
  • Música: Adequação da música e/ou colagens/mixagens conforme a modalidade e tema proposto.

    g) A Ficha de Avaliação Artística, cujos avaliadores são responsáveis por analisar as características de execução básicas de uma coreografia pelos bailarinos em seus aspectos artísticos apenas (desenvoltura cênica e artística), bem como a visão geral da apresentação (show), avaliando:

  • Postura e Expressividade: O uso equilibrado dos segmentos corporais de forma individualizada pelos integrantes. A diversidade da linguagem em dança, sem preestabelecer padrões. Elegância na condução e/ou realização dos movimentos acordo com a concepção coreográfica proposta. A “atitude” e expressão de acordo com o tema apresentado e a musicalidade. A presença cênica dos componentes;
  • Figurino, Adereços e Cenografia: impacto visual e problemas decorrentes de quedas, perdas ou mau funcionamento dos elementos;
  • Sincronia: A realização das técnicas e movimentos executados simultaneamente por todos ou partes de integrantes, de acordo com a proposta coreográfica.
  • Harmonia: Homogeneidade entre todos os integrantes (nível técnico, desenvoltura artística, noção espacial e correção coreográfica).
  • Impacto Artístico: A capacidade de entretenimento da apresentação, de impactar positivamente o público, a criatividade (não confundir com ineditismo) da proposta em soluções/inovações originais e criativas.
  • Ritmo: A relação dos movimentos com a música, na utilização dos elementos rítmicos (tempo, contratempo, pausa e pulso) a partir da aplicação de ritmos regulares e irregulares, que variarão nas dinâmicas (curto, forte, rápido, fraco).
  • Edição Musical: A qualidade da edição da música apresentada, com atenção aos recortes e colagens, sem causar cortes e mudanças destoantes, mantendo uma continuidade ou mudança de acordo com a proposta e que mantenha a boa fluidez da dança. Bem como o cuidado com a finalização que deve acontecer de forma natural e ajustada ao contexto coreográfico, evitando finais abruptos ou “duvidosos” (aqueles que não se sabe se é um erro, pausa ou o fim, pois a música prossegue).

VIII) Nenhum outro critério objetivo ou subjetivo poderá ser utilizado para basear as notas de uma coreografia. Exemplificando: não considerar a entidade/coreógrafo/bailarinos de “renome”, resultados conquistados em outros festivais, número de coreografias/inscritos/participações no evento, resultados obtidos nos demais dias da edição, cidade/país de origem, entre outros alheios ao desempenho alcançado na apresentação.

IX) Em situações extraordinárias, quando não seja possível averiguar as notas por problemas nas fichas de avaliação manual e/ou digital, a Banca de Avaliação poderá realizar nova avaliação da coreografia apresentada por meio do vídeo gravado diretamente pela equipe de filmagem do Festival. Ainda, em último caso, excepcionalmente poderá ser solicitado a reapresentação para nova avaliação.

Artigo 13º – Premiação por Noite

I) As premiações dos concursos ocorrerão até 60 (sessenta) minutos após a última apresentação da noite, preferencialmente iniciando pela Mostra Avaliativa e posteriormente seguido pela Mostra Competitiva.

II) As Notas de Corte para fins da premiação do padrão coreográfico específico nos Concursos que receberão um Troféu pela pontuação alcançada conforme segue:

    a) NA MOSTRA AVALIATIVA:

Parágrafo Primeiro. Considerando-se as seguintes colocações na Divisão Júnior:

  • 1º LUGAR – média geral igual ou superior a 8,5 (oito e meio);
  • 2º LUGAR – média geral igual ou superior a 7,5 (sete e meio);
  • 3º LUGAR – média geral igual ou superior a 6,5 (seis e meio).

Parágrafo Segundo. Considerando-se as seguintes colocações na Divisão Sênior:

  • 1º LUGAR – média geral igual ou superior a 9,0 (nove);
  • 2º LUGAR – média geral igual ou superior a 8,0 (oito);
  • 3º LUGAR – média geral igual ou superior a 7,0 (sete).

     b) NA MOSTRA COMPETITIVA:

Parágrafo Primeiro. Na Divisão Júnior apenas as 03 (três) maiores MÉDIAS GERAIS, considerando-se ainda as seguintes Notas de corte para:

  • 1º LUGAR – igual ou superior a 8,5 (oito e meio);
  • 2º LUGAR – igual ou superior a 7,5 (sete e meio);
  • 3º LUGAR – subsequente igual ou superior a 6,5 (seis e meio).

Parágrafo Segundo. Na Divisão Sênior apenas as 03 (três) maiores MÉDIAS GERAIS, considerando-se ainda as seguintes Notas de corte para:

  • 1º Lugar – média igual ou superior a 9,0 (nove);
  • 2º Lugar – média imediatamente inferior ao 1º lugar, igual ou superior a 8,0 (oito);
  • Lugar – média imediatamente inferior ao 2º lugar, igual ou superior a 7,0 (sete).

Parágrafo Terceiro. Nas competições especificas que não houver 1º e/ou 2º lugar, receberão premiações de 3ª colocação as coreografias subsequentes dentro dessa nota de corte, mantendo-se o limite previsto anteriormente.

Parágrafo Quarto. Na Divisão Júnior e no nível Máster caso nenhuma coreografia atinja a nota de corte para 3º lugar, a maior nota acima de 6,0 (seis) receberá essa distinção.

III) Serão Premiados os seguintes Destaques Máximos, Gerais e Especiais para a MOSTRA COMPETITIVA:

  1. a) Coreografias Destaques Sênior do Festival – As 3 (três) maiores notas entre todas as Coreografias inscritas na Divisão Sênior. Receberão: Placa no Troféu Ponte Internacional Barão de Mauá e Troféu Personalizado para o 1º lugar, Troféu Especial para demais colocações e bonificação em dinheiro por colocação (3º R$ 200,00;R$ 250,00 e R$ 300,00);
  2. b) Coreografias Destaques Júnior do Festival – As 3 (três) maiores notas entre toda as Coreografias inscritas da Divisão Júnior. Receberão:Placa no Troféu Ponte Internacional Barão de Mauá e Troféu Personalizado para o 1º lugar, Troféu Especial para demais colocações e bonificação em dinheiro por colocação (3º R$ 150,00;R$ 200,00 e R$ 250,00);
  3. c) Coreografias Destaques Sênior do Dia – As 3 (três) maiores notas entre todas as coreografias dos níveis Juvenil, Adulto e Master apresentadas em cada dia do festival. Receberão: Troféu Especial para todos e bonificação em dinheiro por colocação (3º R$ 150,00;R$ 200,00 e R$ 250,00);
  4. d) Coreografias Destaques Júnior do Dia – As 3 (três) maiores notas entre todas as coreografias do nível Infantil e Infanto-Juvenil apresentadas em cada dia do festival. Receberão: Troféu Especial para todos e bonificação em dinheiro por colocação (3º R$ 100,00;R$ 150,00 e R$ 200,00);
  5. e) Destaques Gerais por Modalidade/Divisão – Maior nota da modalidade que houver mais de um participante dentro das respectivas divisões, tendo média acima de 8,5 (oito e meio) ou sem concorrentes que obter média acima de 9,0 (nove). Receberá: Troféu;
  6. f) Melhor Figurino do Dia – Analisando: a adequação a dança e a proposta; impressão das formas e acabamentos; beleza e bom gosto; Criatividade. Não considerar o “luxo/requinte/estilista”. Escolha coletiva dos avaliadores entre todas divisões. Receberá: Troféu e bonificação em dinheiro (R$ 200,00);
  7. g) Bailarina Destaque Sênior – Caso alguma participante apresente destacadas qualidades técnicas e artísticas, devendo obrigatoriamente ter sido indicada também pelo avaliador técnico da respectiva modalidade. Escolha coletiva dos avaliadores. Receberá: Troféu e Mascote em Pelúcia;
  8. h) Bailarino Destaque Sênior – Caso algum participante apresente destacadas qualidades técnicas e artísticas, devendo obrigatoriamente ter sido indicado também pelo avaliador técnico da respectiva modalidade. Escolha coletiva dos avaliadores. Receberá: Troféu e Mascote em Pelúcia;
  9. i) Revelação Júnior – Caso algum (a) participante apresente destacadas qualidades técnicas e artísticas, devendo obrigatoriamente ter sido indicado (a) também pelo avaliador técnico da respectiva modalidade. Escolha coletiva dos avaliadores. Receberá: Troféu e Mascote em Pelúcia;
  10. j) Coreógrafo Destaque por Diacoeficiente de desempenho (pontuação por cada respectiva colocação obtida sendo: 1 ponto para cada 3º lugar; 3 pontos para cada 2º lugar e 7 pontos para cada 1º lugar) + média notas avaliadores técnicos + extra destaque modalidade (2 pontos) + extra destaque coreografia (4 pontos) se for o caso. Em caso de empate seguir os critérios de desempate, permanecendo: decisão dos avaliadores. Receberá: Troféu, bonificação em dinheiro (R$ 300,00) e convite para abertura da próxima edição.

IV) Em casos de empate, serão utilizados os seguintes critérios para desempatar:

  • 1º – Maior nota do avaliador técnico;
  • 2º – Maior nota entre os demais avaliadores, assim, por conseguinte, até a última nota ser considerada;
  • 3º – Menor nº de observações Graves, Médias e Leves, respectivamente;
  • 4º – Maior nº de componentes na coreografia;
  • 5º – Maior tempo de apresentação da coreografia;

Permanecendo a igualdade, os dois serão considerados empatados e dividirão a premiação da respectiva colocação. Caso ocorra no 1º e/ou 2º lugar não teremos 3º colocado, caso ocorra na 3º colocação serão 4 premiados. Exceção para as premiações especiais onde a banca avaliadora deverá obrigatoriamente realizar desempate por escolha colegiada em maioria absoluta de votos, se os critérios acima não desempatarem.

Artigo 14º – Reunião Geral e Reunião das Avaliações

I) Reunião Geral: Em cada dia será realizada uma reunião técnica com a finalidade de apresentar as características do festival, da metodologia de avaliação, dos sistemas de avaliação e das premiações, sendo apresentada pelo Comitê Organizador para os Avaliadores e Diretores das Entidades participantes, afim de sanar dúvidas e ajustar procedimentos.

II) Reunião das Avaliações: Nos dias posteriores as apresentações oficiais, serão realizadas reuniões privadas da banca de avaliação com os representantes das Entidades, sendo observados os seguintes procedimentos:

    a) Agendamento: das 8h às 9h do dia seguinte as apresentações, por ordem de solicitação;

    b) Tempo: até 5 coreografias (5 min); até 10 coreografias (10 min); até 20 coreografias (15min);

    c) Integrantes: será permitido o limite máximo de 05 representantes por Entidade;

    d) Funcionamento: Os representantes das Entidades deverão retirar dúvidas pontuais sobre os comentários, não sendo permitido “reavaliações” ou “reanálise” sobre os áudios completos de cada avaliador, afim de garantir a fluidez e dinâmica do processo. As Entidades agendadas que não comparecerem à reunião perderão o direito de participar dos demais encontros, incluindo a edição subsequente do evento que se inscrever;

    e) Conduta: Todos envolvidos deverão manter a devida ordem e respeito mútuo, onde quaisquer atos que infrinjam essa determinação serão analisados pelo CoJeD que poderá considerar a automática desclassificação dos envolvidos e a respectiva entidade que representa, bem como pelo banimento por tempo indeterminado de participações em futuras edições.

Artigo 15º – Ingressos

I) INTEIRO: Respeitando-se o limite de capacidade do Teatro, serão comercializados apenas 300 ingressos para cada dia de Festival no valor unitário de R$ 70,00 cada CADEIRA NUMERADA DA PLATEIA.

II) PROMOCIONAL ANTECIPADO*: na doação de R$ 5,00 (cinco reais) para auxílio na compra de cestas básicas a serem distribuídas às instituições assistenciais da cidade de Jaguarão, as CADEIRAS NUMERADAS DA PLATEIA serão comercializadas por R$ 25,00; (valor final R$ 30,00 [25+5]). Este valor Promocional Antecipado é válido até o dia 20 de abril de 2023 ou esgotamento dos ingressos.

III) MEIA-ENTRADA: é o benefício concedido para 30% dos ingressos a serem comercializados em cada dia (exceto nos valores promocionais antecipados). Tal benefício encontra-se em conformidade com o previsto nas seguintes legislações vigentes: LEI FEDERAL Nº 12.933, DE 26 DE DEZEMBRO DE 2013, LEIS ESTADUAIS Nº 13.104 e Nº 13.891, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2008 e LEI MUNICIPAL Nº 6431 DE DEZEMBRO DE 2016.

IV) PROMOCIONAL NO EVENTO*: na doação de R$ 5,00 para auxílio na compra de cestas básicas a serem distribuídas às instituições assistenciais da cidade de Jaguarão as CADEIRAS NUMERADAS DA PLATEIA serão comercializadas por R$ 50,00; (valor final R$ 55,00 [50+5]). Na incidência da meia-entrada R$ 25,00 (valor final R$ 30,00 [25+5]). Este valor Promocional no Evento é válido até o dia 23 de abril de 2023 ou esgotamento dos ingressos.

V) EXCLUSIVOS: As galerias 1 e 2 são exclusivas para bailarinos, diretores, coordenadores, auxiliares e coreógrafos inscritos no festival e, portanto, não serão comercializadas, cabendo, contudo, ser observado o limite máximo de 200 lugares. A galeria 3 é exclusiva para Portadores do Cartão de Acesso à Cabine de Som e Luz CREDENCIADOS no festival, sendo proibido a permanência de outros integrantes. O não cumprimento será passível de desclassificação.

*Em nenhuma hipótese será aceito a substituição dos valores a serem doados por entrega de alimentos.

Artigo 16º – Informações Gerais

I) O Festival não se responsabilizará pelas compras de DVDs, fotos e outros produtos realizados pelos participantes junto aos comerciantes e prestadores de serviço terceirizados do evento;

II) A organização do evento não se responsabiliza por objetos esquecidos nas dependências do evento, solicitando que cada escola tenha um coordenador responsável, para evitar maiores transtornos;

III) As “torcidas” não poderão fazer uso de papel picado, sinalizadores, buzinas e raios laser, devendo respeitar as apresentações das Entidades concorrentes, sob penalização de exclusão ou desclassificação das coreografias inscritas, bem como a retirada do local;

IV) Todos os participantes do evento comprometem-se a ceder as imagens para a utilização na promoção e divulgação do evento nesta e em outras edições;

V) A desclassificação poderá ser aplicada com: alteração da Mostra Competitiva para a Mostra Avaliativa em casos de pequena gravidade, exclusão da coreografia do Festival em casos de média gravidade, ou exclusão de toda Entidade do evento em casos de alta gravidade. Quaisquer atos de indisciplina ou de violência física praticado por algum participante contra Membros da Organização, da Banca Avaliador ou outros participantes acarretará na desclassificação automática e no banimento do evento por tempo indeterminado.

VI) Os participantes aceitam todas as condições e regulamentos deste festival ao realizarem suas respectivas inscrições, declarando ser do seu conhecimento pleno os Artigos do Regulamento do Jaguarão em Dança e os compromissos nele contido, devendo cumprir a sua programação oficial (Cronograma de Atividades, Ordens de Ensaios e Apresentações), bem como assumir a responsabilidade civil, administrativa e criminal pela participação e adequação de participantes Menores de Idade, PcDs e/ou Idosos, bem como todas informações fornecidas para o Festival, em conformidade com os dispostos regulamentares.

VII) Os participantes inscritos, assim como o público assistente, autorizam o Comitê Organizador do Jaguarão em Dança a utilização plena de suas imagens em cartazes, fotos, vídeos, páginas da internet, redes sociais e demais mídias de divulgação do Festival sem necessidade de solicitar autorização e sem qualquer tipo de remuneração, resguardada a utilização lícita que possua estrita relação com os interesses institucionais e estratégicos do referido Festival e/ou Entidades parceiras (órgãos e empresas apoiadores e patrocinadores).

Artigo 17º – Comitê Organizador Geral

  • Produção e Direção Geral: Tiago Coimbra
  • Produção e Direção Artística: Luiza Araujo
  • Diretor de Infraestrutura e Apresentador: Luciano Chaves
  • Coordenador de Som e Luz: Abelardo Oliveira
  • Equipe de Apoio: Ayuni Studio de Dança

Artigo 18º – Das Decisões e Casos Omissos 

I) Casos omissos a esse regulamento serão resolvidos pelo Comitê Organizador do Jaguarão em Dança;

II) Nenhuma Coreografia será reavaliada para alteração de notas e médias finais;

III) Todos os casos de “preferências” indicados pelas Entidades, não implicam em “obrigatoriedades” à Organização de cumpri-las e, portanto, não devem ser consideradas para fins de planejamento antecipado, sendo válido apenas decisões das publicações Oficiais do CoJeD.

IV) As decisões do Comitê Organizador são soberanas e irrevogáveis.